sábado, 22 de janeiro de 2011

Tutu de feijão

      


             Dia desses, minha filhota, que está fazendo curso de técnico em massoterapia, foi atender uma cliente em sua casa, no horário da tardinha. Esta senhora é dona de uma das grifes das mais famosas (e caras!) de moda praia do RJ.  Ao chegar, foi primeiro convidada a se juntar à família para um lanchinho. Adivinha o quê eles estavam jantando?  Sopa de feijão!!! Não é porque se tem (muito) dinheiro, que se tem que comer somente comidas sofisticadas, né?
 Eu conto a voces essa historinha, por que realmente as coisas mais simples, às vezes, são as mais saborosas. Todo prato preparado com capricho e amor fica gostoso, e se tivermos a companhia prazeirosa daqueles que amamos, isso não tem preço!
              Bem, como ninguém precisa de receita para fazer sopa de feijão, vou dar uma dica de algo muito bom também, que se pode fazer com sobras do feijão, se desejar.

Tutu de feijão:
Ingredientes
2 colheres (de sopa) de óleo ou banha
2 a 3 xícaras de feijão cozido (devidamente temperado)
1 xícara de água fria
4 colheres (de sopa) de farinha de mandioca
1 cebola pequena picada grosso
1 tomate médio picado grosso
50 g bacon picadinho
50 g calabreza picada
1/2 a 1 pimentão picado grosso
1 dente de alho grande (ou 2 se forem menores)
salsa e cebolinha a gosto
(sal se necessário)


Modo de fazer:

1ª parte - Em uma panela média coloque 1 colher do azeite (ou banha), leve ao fogo e coloque o bacon, deixe fritar, coloque metade da cebola e o alho, frite mais um pouquinho e coloque o feijão. Desligue. Acrescente  a água fria, e vá colocando através de uma peneira fina a farinha de mandioca, (despreze a parte mais grossa da farinha, deixe passar somente a parte fina). Misture tudo e ligue o fogo novamente, deixando em fogo baixo, mexendo até engrossar. Prove e acerte o sal.  Desligue e reserve.
2ª parte - Numa frigideira coloque a outra colher da gordura, frite a calabreza, coloque o resto da cebola, tomate, pimentão e o tempero verde. Deixe refogar um pouco e retire do fogo.
Coloque o tutu anteriormente reservado em uma travessa, e cubra com a segunda parte dos ingredientes preparados.

Fica bom com massas em geral e claro, salada ou legumes.


Essa receitinha foi uma dica do meu colega Marcos Wilson que (diz que) é mineiro. (rsrsrsrsrsrsr)

Então, vai uma pimentinha aí????

Nenhum comentário:

Postar um comentário